Empreenda, mas com propósito.

Mulher no escritório, sorrindo em frente ao notebook com uma xícara na mão.
Empreender não é simples, mas absolutamente possível
Nos últimos anos, tenho visto várias pessoas abrindo negócios e fechando, um atrás do outro. Vi isso diariamente no mercado de papelaria.
"Puxa! Da dinheiro? Partiu, comprar equipamento, máquina, investir.".
Meses depois esta nos grupos de desapego, vendendo tudo, por que mercado saturou, se prostituiu, porque descobriu que era muito mais difícil do que pensava.
A verdade é que, assim como tudo na vida, empreender não é pra todo mundo e muito menos em qualquer coisa, só porque gostamos disso ou daquilo. 
Eu trabalho "por conta" ha muitos anos. Tive meu escritório de design por quase 20 anos, paralelo trabalhei com artesanato (ainda trabalho) por volta de 13 anos. Mesmo fixa em empresas eu empreendia e continuava tocando meus pequenos negócios. 
Nesse tempo todo, sempre ficou pra mim a impressão de que os negócios abriam e fechavam por má administração e amadorismo, e também é, mas o fato é: empreender deve ser visceral. Você precisa se desprender de vários dogmas e crenças. 
O primeiro deles? Férias...
Amigo, por muitos anos, esqueça a palavra. 
Seu negócio só vai crescer com o seu olhar e cuidado.
Ganho rápido e grana certa.
Você no início vai ter que investir no corpo a corpo e fazer tudo, basicamente sozinho e provavelmente não vai receber pelo que vale o seu trabalho e lembre-se, o que você recebe não é seu. Já vi muita gente não ter grana pra refazer estoque por que gastou o que recebeu.
Frases de efeito são lindas, mas empreender não tem nada de romântico. É duro, difícil, comprometedor. Você não é mais dono do seu tempo, da sua vida, do seu dinheiro por muitos anos.
Esqueça aquela palestra linda de empreendedorismo de palco. Esqueça gente que te diz que em 5 anos ficou rico no melhor estilo Betina.
Imagine você ter um recém nascido em casa, por muitos anos... Isso é empreender no início, anos de recém nascido que irá precisar de você dias, semanas e meses.
Não estou querendo desanimar ninguém, longe de mim, aliás quando alguém me pergunta o que eu acho, minha resposta é padrão: meta as caras e faça acontecer, mas saiba onde esta pisando. 
Dai volto ao começo... Empreenda com propósito, é sua chance.
Descubra algo que realmente goste de fazer, crie um plano de negócios, estude como fazer isso e pau na máquina. Se empenhe em aprender fazer planilhas, se organizar. Crie um plano mínimo de marketing, se não souber, vá atrás de quem sabe e aprenda. Conheça seu público. Descubra se ele existe.
"Adoro churrasco, vou abrir uma churrascaria na Índia, por que soube que lá quase não tem".... Por que será?! Parou pra se perguntar por que não tem?
Não entre em um mercado apenas por entrar, por que parece ser dinheiro fácil e fácil de fazer. Entre por que ama. Por que tem mercado. Por que pode ser monetizado e saiba é punk. Vale a pena se souber fazer, mas é muito difícil e trabalhoso.
Empreenda, se gostar de desafios.
Empreenda, se tiver paixão.
Empreenda, se estiver disposto a se sacrificar a longo prazo.
Empreenda mas se desprenda.
Empreenda com propósito.

Patricia Poyatos - mãe, professor, artista e empreendedora por DNA.

Comentários

Postagens mais visitadas