Empreendedorismo de megafone, cuidado com as armadilhas

Mulher negra, veste jaqueta de coisa, e camiseta enquanto fala no megafone.

Vocês ja repararam que hoje em dia, todo mundo é couch, marqueteiro, empreendedor de sucesso e todo mundo quer te vender a mesma coisa? O seu sucesso?

Já repararam a quantidade de especialistas que surgem todos os dias no instagram? Sobre como aparecer no Instagram e ser um sucesso no Instagram? Não estou dizendo que eles estão certos ou errados, mas estou dizendo que isso pode ser uma boa e enorme armadilha nos seus negócios.

Vou nesse texto questionar algumas coisas com vocês. 

Quando você contrata um médico, um personal trainner, um contador, quem você contrata? Uma pessoa que acabou de sair da faculdade, ou fez um curso online de cinco semanas em contabilidade, educação física ou medicina, ou profissionais indicados e com boas reputações?

Quando você contrata uma babá, pra ficar com seu filhinho, em um vale night que o maridão te deu pra sair com as amigas, quem você chama? 

Sua empresa é o seu bebê e o seu futuro profissional, merece e precisa de tantos cuidados quanto sua saúde ou seu filhote. Sair contratando e comprando cursos com alguém sem saber nada do passado profissional dela, ou se formou no SuperCurso de Marketing por assinatura, pode no mínimo ser jogar dinheiro no lixo.

Eu sempre falo sobre o empreendedorismo da moda. Teve a fase da festa personalizada, dos convites super incrementados, dos biscoitos decorados, agora é a fase das dicas de Digital. Não que esteja errado você contratar cursos e ir atrás de pessoas que te ajudem. 

No mundo do Digital é importante saber como se sobressair, mas é preciso saber quem se contrata. Muito cuidado com o empreendedorismo de palco. `Procure pessoas já com reputação no mercado. Pessoas que tenham resultados reais e bagagem real para te ajudar.

Uma dica que eu deixo para quem quiser aprender mais e aprender a ser empreendedor: o Sebrae tem cursos gratuitos de empreendedorismo e o no facebook existe uma comunidade chamada B2Manas (https://www.facebook.com/groups/b2manas/) muito bacanas.

Empreendedorismo não é só post de facebook e muito menos só marketing. É saber criar e analisar sua persona (público), é saber ler dados, entender o mínimo de Growth Hacking (tem uma mulher maravilhosa que fala sobre isso que é a Amirys Fernades, ela é sensacional. A única doutora em UX do Brasil), e ela dá várias dicas sobre marketing e clientes nos canais dela.

Vou deixar aqui os links: http://www.usabilityexpert.com.br/ e o youtube dela https://www.youtube.com/channel/UCMtxHuRKt8m4tH6QyKCUekQ e apesar de parecer um bicho de sete cabeças, o UX não é nada além de você entender o seu público e saber entender o que ele quer e precisa. 

Uma outra dica para quem é de São Paulo é o curso de empreendedorismo do na ESE (https://www.ese.edu.br/). Tem até MBA!

Empreender é um dom, mas você pode sempre aprender umas dicas investindo no lugar certo e com as pessoas certas! Resumindo, quando procurar um curso ou um mentor: veja o passado profissional e seus sucessos.

Veja se essa pessoa não é um amontoado de profissões que nunca foi além. Cuidado com os mais perdidos que você.

Quem se especializa em tudo, não se especializa em nada!

Sucesso pra você também!

Um beijo!

Comentários

Postagens mais visitadas